De longe, a melhor dica para aumentar seus ganhos no AdSense

2008-05-27 – 00:33:24

Você também já deu várias tacadas para tentar transformar o seu site de um abóbora em carruagem quando assunto é rendimentos com o Google AdSense, correto? Quais dessas tacadas deram certo? E quais não deram certo?

Se você tem as respostas para todas essas perguntas, então esse post não é para você. Ou devo parabenizá-lo por sua memória de elefante, ou o que vai ser apresentado aqui não vai lhe parecer novidade.

Mais importante do que estudar dicas de otimização e trocar idéias com outros editores do AdSense, é conseguir entender o resultado de cada uma das mudanças realizadas, como alteração de cores, formatos e posicionamento dos anúncios. Devemos ser capazes de entender o quanto cada mudança melhorou o nosso rendimento.

Uma maneira muito simples de manter o controle do que deu e do que não deu certo, e de quanto cada ação deu certo, é usar uma planilha para anotar as mudanças feitas, junto com alguns dados chave:

  • data da mudança
  • breve descrição da mudança: uma frase curta como “mudei o esquema de cores dos anúncios de amarelo para roxo”, ou “inseri anúncios do Buscapé” são o suficiente
  • rendimento dos dias anteriores à mudança: veja, por exemplo, o rendimento da semana anterior à mudança; o importante é saber se essa ação se traduziu em menos ou mais dinheiro, além do valor exato dessa diferença
  • rendimento médio dos dias posteriores à mudança: claro, é essa informação e a anterior que permitirão calcular a diferença e o impacto real nos rendimentos

Anote nesse seu diário de bordo outras informações que você julgar relevante, como o número de páginas indexadas nos principais mecanismos de busca, bloqueio de anunciantes, etc. Assim você não se esquece do que deu ou não certo, tendo uma base que irá melhorar na medida em que ela cresce, servindo de ferramenta para planejar as próximas mudanças e ações e, tão importante quanto, servindo de histórico para que você não repita os mesmos erros.

Lembrem-se sempre de a exata dimensão do que acarretou cada mudança é a ferramenta mais importante na tentativa de maximizar os ganho de um site. “Tentativa” porque essa não é uma ciência exata. Você poderá um dia ficar plenamente satisfeito com os seus ganhos e resolver não mais mexer em nada, porém, por mais vagarosa que se revele a mudança, sempre existe uma maneira de melhorar aquilo que colocamos no ar, seja aumentando o número de visitantes, o CTR ou o CPM.

A idéia de escrever esse post surgiu aqui.

Adicionar esta not�cia no Linkk

Postar um Comentário