O que é Web 2.0

2008-05-06 – 01:28:35

Um dos termos que venho escutando há algum tempo e que me despertava uma certa reserva, pois me parecia um condensado de vários conceitos pouco específicos e abstratos é o “Web 2.0″.

Traffic Jam
Creative Commons License photo credit: The Wandering Angel

Pois bem, eu estava enganado. O termo Web 2.0 representa um conceito sobre sobre o qual já tive a oportunidade de escrever anteriormente, claro, sem saber que este era o substantivo mais adequado para representar o assunto. O conceito por trás da Web 2.0 é o ponto de partida para boa parte dos sites mais populares atualmente como a Wikipedia, Orkut, Flickr ou del.icio.us, e provavelmente será a base para boa parte dos grandes sucessos que vêm por aí. Web 2.0 não trata de interfaces caprichadas, recheadas de AJAX e aplicações web que acessam webservices, ainda que essas ferramentas sejam capazes de deixar os sites e aplicativos web mais interessantes. O termo Web 2.0 significa “Web Colaborativa” acima de tudo.

A confusão entre o que é a Web 2.0 e as interfaces dinâmicas e bem construídas trazidas pelo uso de tecnologias como o AJAX nasce da necessidade que os sites e aplicativos que dependem da colaboração dos usuários têm de fornecer uma interface agradável ao usuário. Quanto mais agradável a interface para o usuário final, menos difícil fica de contar com a sua contribuição. Então, o uso de tecnologias utilizadas para construção de interfaces melhores acabam sendo confundidos com pré-requisitos para que um site ou aplicativo faça parte da Web 2.0, o que não é verdade.

Explorar a face colaborativa da Web 2.0 significa permitir que os usuários possam gerar e melhorar continuamente o conteúdo publicado em um site ou os dados de um aplicativo. O “conteúdo” aqui nem sempre chega na forma de textos, que é a forma mais óbvia de colaboração, utilizada pela Wikipedia, por exemplo. Redes sociais como o Orkut contam com os perfis criados e atualizados por seus usuários, o que gera interesse de mais e mais usuários a cada dia que procuram por seus conhecidos por exemplo; o Twitter, ao permitir que usuários publiquem textos curtos na ordem de centenas de milhares acaba por alcançar diferentes assuntos de interesse; os milhões de blogs espalhados pela Internet, através de suas áreas de comentários aproveitam-se das opiniões dos visitantes para aumentar a quantidade de conteúdo publicado; o Google Maps consegue melhorar seus mapas, mostrando a localização e avaliação de restaurantes só para citar um exemplo, graças a contribuição dos usuários.

E não entendam “explorar” como algo negativo. Na maioria dos casos, os usuários dedicam tempo dando a sua contribuição porque também podem se aproveitar da informação organizada a partir da contribuição do resto da comunidade.

O segredo do sucesso do que é Web 2.0 não está somente no conteúdo gerado pelos usuários do site ou aplicativo. Tão importante quanto o conteúdo que nasce do trabalho da comunidade, está a capacidade dessa mesma comunidade melhorar continuamente este conteúdo, seja com correções e/ou aperfeiçoamentos, ou seja trabalhando na classificação do conteúdo criado, por meio de tags e afins.

Podemos citar como exemplo de classificação feita de maneira indireta o que acontece com o site de bookmarks del.icio.us, que permite medir a qualidade de um hyperlink a partir do número de usuários que o adiciona aos seus favoritos. Note é oferecido uma vantagem aos usuários - o gerenciamento dos bookmarks - e a partir dos dados gerados pela prestação do serviço é possível gerar um catálogo com boa qualidade, o que se espera de qualquer coisa gerada por humanos e não por máquinas.

Finalmente, devemos destacar um outro princípio importante da Web 2.0, que pode ser concluído dos pontos já ressaltados anteriormente. Quanto mais usuários se utilizam de um aplicativo ou website Web 2.0, e quanto mais fácil for para os usuários deixarem a sua contribuição, melhor será o conteúdo publicado. É necessário buscar uma melhora contínua não só do conteúdo como também das interfaces disponibilizadas para os usuários.

Adicionar esta not�cia no Linkk
  1. Um comentario para “O que é Web 2.0”

  2. Muito legal o seu post, parabens. :) Me visite: http://www.manoel.eti.br/blog/

    Por Manoel Franklin em 06/05/2008

Postar um Comentário