Não me parecia ter sido feito pra funcionar… mas funciona!

2008-04-08 – 01:15:25

Aproveitando a entressafra de assuntos interessantes (ok, ok, ainda não terminei a série do “Blogging for Dummies” mas eu termino qualquer hora!) deixem-me compartilhar a minha experiência com a atualização do Debian e o resto do software utilizado neste servidor por onde eu me comunico com vocês.

Pesquisando na internet sobre como poderia atualizar o PHP da versão 4 para a 5, assim como o MySQL também da sua versão 4 para a 5, encontrei um comando deveras tentador:

apt-get dist-upgrade

Essas palavrinhas mágicas prometiam transformar o meu Debian Sarge em um brand new Debian Etch. Tinha tudo pra não funcionar, mas, acreditem, funciona! Depois de alguns vários minutos de pacotes baixando e de mais tempo ainda de instalação, ganhei um Apache atualizado e um MySQL 5 em troca de uma meia dúzia de perguntas, sempre indicando se eu queria deixar os arquivos de configuração alterados manualmente em meu sistema ou se eu queria instalar os novos.

Faltou então o gran-finale. A instalação do PHP5 (essa atualização do Debian atualizou mas manteve o PHP4). Para isso me enchi de coragem e executei algo do tipo:

apt-get install php5 php5-cgi php5-cli php5-common php5-gd php5-mysql php5-pgsql php5-xmlrpc php5-xsl

Depois disso foi habilitar o suporte ao MySQL no php.ini, restartar o Apache e tudo funcionou às mil maravilhas.

Bem, não tomem isso como um guia de “como atulizar o PHP e MySQL no Debian” pois muitos dos detalhes envolvidos no processo ficaram pelo meio do caminho. Mas eu resolvi iniciar os procedimentos com a certeza de que tudo ia dar errado, mas pra minha surpresa deu tudo certo!

Adicionar esta not�cia no Linkk
  1. Um comentario para “Não me parecia ter sido feito pra funcionar… mas funciona!”

  2. Muito bom o seu site. Virou referência para mim, vou colocar um link em meu blog.
    Abs

    Por Rodrigo em 19/04/2008

Postar um Comentário