Divulgando o seu site através do AdWords

16/03/2008 – 23:59:33

Quando resolvi investir algum dinheiro na divulgação do meu site de músicas cifradas e também na divulgação deste blog, a minha opção natural, até mesmo por já utilizar o AdSense, foi o Google AdWords, que permite exibir seus próprios anúncios nos resultados de busca do Google e nos sites que se utilizam do AdSense como forma de monetização. Justamente o inverso do que estamos acostumados, que é exibir os anúncios servidos pelo AdSense.

Os custos envolvidos no processo faz do AdWords um grande atrativo, pois são completamente flexíveis. Depois de pagar uma taxa de adesão uma única vez (atualmente em R$15), você define o orçamento das suas campanhas publicitárias. Não havendo um valor fixado mínimo, você pode gastar desde um par de reais até centenas ou mesmo milhares. As minhas campanhas, por exemplo, ficaram na casa dos R$20. Mas nem por isso elas deixaram de atender às expectativas do meu orçamento modesto.

AdWords na Prática

Você pode criar campanhas por canal ou segmentadas por palavra chave, que é o tipo de campanha que pretendo explicar aqui. O wizards para criação de campanhas consiste nos seguintes passos: “Clientes-alvo“, “Criar anúncio“, “Escolher palavras-chave“, “Definir preços” e “Revisar e salvar“.

Após realizar a inscrição no Google AdWords, aponte para “Gerenciamento de Campanhas / Resumo das Campanhas / Criar Nova Campanha (segmentada por palavra-chave)” (este link fica do lado direito da tela, acima da tabela que lista as suas campanhas).

Na primeira tela para criação da campanha (”Clientes-alvo“) você deverá definir um título para a sua campanha, um nome para um novo grupo de anúncios - um grupo de anúncios é constituído de um ou mais anúncios segmentados para um mesmo conjunto de palavras-chave ou canal - o idioma dos clientes alvo e opcionalmente os clientes alvo por região geográfica (você pode direcionar a sua campanha, por exemplo, para clientes do Pará). Para deixar mais claro o resto do processo, vale ressaltar que uma campanha contem um ou mais grupos de anúncios, que irão compartilhar as definições de idioma e segmentação geográfica, assim como irão dividir o orçamento diário definido para a campanha.

O próximo passo é a criação dos anúncios propriamente ditos (ver figura abaixo; tela “Criar anúncio“). Dentre as opções para criação estão o título, a descrição, a URL de destino (URL para onde o cliente será levado ao clicar no anúncio) e a URL visível para o cliente.

AdWords - Interface de Administração

A tela seguinte permite criar mais anúncios para o mesmo grupo - lembrando que eles irão compartilhar o mesmo grupo de palavras-chave - e definir as palavras-chave para o anúncio criado (esta é a parte mais importante, uma vez que estamos no passo “Escolher palavras-chave“). Do lado direito o AdWords procura informar algumas palavras-chave relevantes ao seu site. É uma ótima idéia prestar atenção nessas sugestões.

O próximo passo do wizard, “Definir Preços“, pede um valor para o orçamento diário, ou seja, nesse campo você define o quanto deseja investir por dia na campanha. Uma vez atingido o seu orçamento diário ao longo de um dia, seus anúncios não mais serão veiculados naquele dia. E nesse mesmo passo você define um valor importante que é CPC máximo, ou seja, o valor mais alto que você está disposto a pagar por um clique em seu anúncio.

A interface do AdWords é bastante esperta, e nesse passo mesmo você tem a opção de visualizar o Estimador de Tráfego, que dá uma previsão de cliques/dia e valor gasto em cada uma das palavras chaves escolhidas em função dos valores definidos. Refine à vontade os seus parâmetros e quando você acreditar que chegou em uma configuração ideal pode proceder para o passo final

Ao final do processo será mostrado as informações da campanha que você acabou de criar. Caso esteja satisfeito, basta clicar no botão “Salvar Campanha” para ter os seus anúncios veiculados pelo Google.

É interessante notar que você pode suspender a exibição da sua campanha a qualquer momento, o que impede que sejam gerados mais custos.

Quanto as formas de pagamento para utilização do AdWords, é possível fazer os pagamentos via cartão de crédito - onde os seus anúncios são exibidos praticamente ao terminar o processo de inscrição fornecendo as informações de faturamento - ou via débito direto ou outros métodos pré-pagos.


Compare preços de:
  > Celulares: Motorola Razr V3, LG Chocolight, Motorola K1
  > Video-Games: PSP, Playstation II
  > Câmeras Digitais: Sony T70, Sony S730
Adicionar esta not�cia no Linkk

Postar um Comentário