Aprendendo a utilizar RSS em 21 dias (ou segundos?)

21/02/2008 – 00:06:25

Poupem-me das pedradas aqueles que sabem do que se trata, mas pretendo dar uma rápida explicação do que é RSS (Really Simple Syndication) na prática aqui.

O RSS funciona como um “contrato” para publicação de conteúdo via XML, isto é, as informações são disponibilizadas de forma padronizada e amplamente conhecida.

Assim é possível utilizar programas agregadores de RSS para ler esse conteúdo disponibilizados por sites de notícias e blogs em uma única interface. E além de programas você pode utilizar leitores de RSS online, como o Google Reader e o BlogLines.

Para ver o RSS funcionando vamos assinar o conteúdo do BlogUtils no leitor online do BlogLines. Não é necessário instalar qualquer programa, utilize somente o seu browser.

  1. Acesse www.bloglines.com; o link para abrir a sua conta está na parte superior direita, em “Register”
  2. O processo de registro é simples e direto: você informa o seu email, senha desejada, time zone e idioma.
  3. Após completar o seu registro você receberá um email com um link de confirmação. Clique no link e pronto, a sua conta está habilitada.

Agora vamos adicionar o conteúdo do BlogUtils à sua lista de feeds:

  1. Na página do BlogLines clique em “feeds” (realize o login se for necessário)
  2. Clique em “add” e no campo que é apresentado coloque o endereço dos feeds do BlogUtils (http://feeds.feedburner.com/blogutils/lpwu) e clique em “subscribe”

Após o procedimento note que aparece um ítem de nome “BlogUtils” do lado direito. Clique nele para ver os posts do BlogUtils dentro da sua interface do BlogLines.

Note também que o BlogLines por default mostra apenas notícias recentes. Você pode alterar esse comportamento manipulando a combo “Display items within the last…”, onde você seleciona o período que deseja utilizar.

Você pode assinar os feeds dos seus blogs ou sites de notícias favoritos, podendo ler as últimas novidades a partir de um lugar único. Procure sempre pelo símbolo característico, um que é onde você irá encontrar o endereço do feed correspondente.

Adicionar esta not�cia no Linkk

Postar um Comentário