Blogging for dummies parte 1 - Introdução

10/01/2008 – 23:38:22

Depois de trabalhar uns 10 anos no mundo da computação sendo pelo menos uns 8 deles voltado para desenvolvimento web, fora o tempo em que eu já operava essas maravilhosas máquinas por conta própria na minha casa sem nenhum objetivo mais nobre, muitas das tarefas relacionadas ao desenvolvimento web são bastantes óbvias para mim, mesmo algumas que eu nunca executei.

Por exemplo, instalar um Apache e um PHP no meu Windows não tem mais mistério, assim como o MySQL. Fazer a instalação do Wordpress para suportar o BlogUtils e mais um outro blog foi, como promete a página do Worpress, trabalho de 5 minutos - e não é motivo para me gabar, pois a coisa é muito simples mesmo - e depois de 10 minutos eu já customizava o meu tema.

Mas como eu citei antes, isso é fácil hoje porque tenho algum tempo de estrada e não era simples para mim quando eu comecei. E será que isso tudo é tão fácil assim para quem começa agora?

Quem não tem conhecimento suficiente das ferramentas e sistemas operacionais envolvidos pode ficar preso em uma tarefa simples, como criar um banco de dados com a senha no formato correto. E uma experiência que deveria ser engrandecedora (exagero?) pode se tornar uma grande frustração.

Por isso pretendo publicar aqui no BlogUtils uma série de artigos explicando desde o início os passos para você colocar o seu blog rodando redondo no Wordpress seja na sua própria máquina Windows ou em um servidor virtual com algum sabor de Linux.

A minha idéia é explicar objetivamente o que você precisa saber para ter um blog todo seu de verdade (não vale Blogspot!):

  • Registro de domínio e escolha de um plano de hospedagem
  • Instalando o Wordpress no seu ambiente
  • Obtendo e customizando temas para Wordpress

Se aparecerem pedidos posso explicar a instalação do Apache + MySQL + PHP no Windows também, ainda que existam ferramentas dedicadas a essa tarefa específica como o xampp.

  1. Um comentario para “Blogging for dummies parte 1 - Introdução”

  2. Boa iniciativa, lido com informática há alguns anos, apenas 3, mas realmente quem desconhece de vários termos se atrapalha.

    Esperei entrar de férias para criar o meu primeiro Blog (que tem pouca visitação infelizmente) e vejo este blog, como um auxilio extra pra ele.

    Um abraço e Boas Postagens !

    Por Liverig em 26/01/2008

Postar um Comentário