Tudo o que você queria saber sobre TV Digital

03/12/2007 – 23:49:51

No que diz respeito à TV aberta, o Brasil entra no clube dos países desenvolvidos com o início da transmissão do sinal de TV Digital, que proporcionará a nós espectadores uma notável melhora na qualidade de som e imagem que chega até as nossas casas.

E a revolução não pára por aí, j;a que uma das premissas do sistema adotado é a mobilidade, isto é, em breve você poderá assistir à TV Digital aberta não só na sua casa mas também em aparelhos móveis como celulares ou notebooks.

Diferenças entre os padrões digital e analógico

Antes de falar sobre os detalhes que envolvem a transmissão e recepção do sinal digital, é importante destacar o que muda para você, que deixa de receber o sinal analógico – um sinal contínuo - e passa a receber o sinal digital, isto é, codificado na forma de zeros e uns, assim como acontece com as informações contidas no seu computador.

Ainda que você não tenha um televisor HDTV, como o sinal deixa de ser contínuo, é possível realizar uma transmissão mais limpa, evitando a exibição de contornos borrados (principalmente nas áreas coloridas), interferências causadas por outros aparelhos elétricos ou eletrônicos, fantasmas ou distorções de cores. Isso facilita a visualização de detalhes pequenos como letras, dificilmente visualizados nas imagens geradas no sistema analógico.

O ganho é notável não somente na imagem como também no som recebido, que se parece mais com som de um CD e não de um rádio FM, que é a qualidade do som recebido no sistema analógico atual.

A última mudança destacada fica por conta do formato de tela. O sistema digital brasileiro utiliza o formato nas proporções 16:9, mais largo, o que acaba permitindo mostrar mais informações na tela, assim como acontece no cinema. O padrão analógico atual transmite imagens no formado 4:3, quase um quadrado.

Comparativo entre os padrões 16:9 e 4:3

Aparelhos para recepção

A transmissão do sinal de TV digital se dá por meio de UHF. Mas ainda que obrigatória uma antena UHF não é o suficiente para que possamos usufruir da TV Digital.

Você precisa de um receptor digital (os chamados set-top-boxes) capaz de receber converter o sinal da TV Digital e repassá-lo para o seu televisor convencional ou ainda um aparelho de TV capaz de receber o sinal de TV Digital diretamente, também conhecido como “televisor digital integrado”.

Como é grande a confusão sobre a capacidade de recepção do sinal digital pelo televisor e sobre a definição (que também influi na qualidade da imagem exibida), vamos esclarecer dois pontos:

  • o seu televisor HDTV ou de plasma não é necessariamente capaz de receber diretamente o sinal de TV Digital; aliás, atualmente temos nenhum ou quase nenhum televisor no mercado brasilieiro capaz de receber o sinal da TV Digital diretamente, situação que deve mudar em breve
  • para exibição do sinal recebido não é necessário um televisor HDTV, porém, caso você disponha de um aparelho de TV desse tipo (com resolução de 1920 linhas x 1080 colunas), poderá desfrutar de imagens em alta resolução, o que oferece um salto em termos de qualidade de imagem ainda maior

O custo dos aparelhos receptores ainda não está bem definido, uma vez que espera-se do governo brasilieiro incentivos para fabricação e desenvolvimento desses aparelhos. E a concorrência praticamente - inexistente hoje -, como acontece em tantos outros setores de mercado, deve falar alto no que diz respeito à definição dos preços.

Mas o custo será certamente proporcional aos recursos que você deseja em um set-top box, uma vez que esses aparelhos podem desde simplesmente receber e repassar o sinal para o seu televisor (modelos mais simples), até gravar programas em horários pré-determinados em sua memória interna (modelos mais avançados).

Data e área de transmissão

A transmissão do sinal da TV Digital foi inaugurado em São Paulo, no dia 3 de dezembro de 2007. As previsões dizem que o estado do Rio de Janeiro deverá reber o sinal a partir de abril de 2008, Brasília e Belo Horizonte em julho do mesmo ano e Fortaleza, Salvador e Curitiba em outubro deste mesmo ano.

Você pode copiar esse artigo na íntegra, ou escrever um artigo baseado nele. Peço somente que você mantenha um link para esta página.

  1. 9 Comentarios para “Tudo o que você queria saber sobre TV Digital”

  2. quando a tv digital vai chegar na cidade de recife

    Por tihago em 04/12/2007

  3. quando a tv digital vai chegar na cidade de recife

    Por tihago em 04/12/2007

  4. Tenho uma dúvida sobre a tv digital moro em apartamento e gostaria de saber como ficam as transmissões, porque temos antena coletiva e será preciso instalar outra antena ou a coletiva serve para transmitir o sinal digital

    Por eliana cherubim em 04/12/2007

  5. Eliana, o seu prédio deverá instalar antenas UHF para recepção do sinal digital (o mais provável é que o seu prédio receba o sinal da TV aberta via VHF).

    Dê uma olhada em http://www.forumsbtvd.org.br/antenas.php .

    Por admin em 04/12/2007

  6. Sei que a Sony já está com uma linha Bravia Full HD com tecnologia para a transmissão digital.

    Me parece muito boa :)

    Abraço

    Por A.Guimarães em 06/12/2007

  7. Ótimo texto, A.Guimarães! Acho que resume bem a TV digital, apesar de eu não ter ido muito com a cara dela…

    Por Alexandre Fugita em 07/12/2007

  8. Só que o texto não é do “A. Guimaraes” e sim meu =) !!!

    Por admin em 09/12/2007

  9. Olá!!
    Muito interessante o seu texto, bastante explicativo…
    Também tenho grande interesse por esse assunto. Dê uma olhada no meu blog, quem sabe a gente não faça uns debates.
    Abraços,
    Marcela Mattos

    Por Marcela Mattos em 20/12/2007

  1. 1 Trackback(s)

  2. Dez 10, 2007: BlogUtils » Blog Archive » TV Digital: ainda é cedo para ir às compras

Postar um Comentário